E-Books

Procuro Novo Dono —

Nem Romance, Nem Novela

2020 | edição em formato e-book

ISBN: 978-3-7481-7433-2

Língua: Português

 

Esgotado

 

Falta pegar nos fios condutores e tecer sentidos — juntar palavras e imagens. Juntá-las umas às outras. Falta dar ouvidos às minhas musas. Para me murmurarem frases ao ouvido que me possam servir. Tu, que foste uma delas. Gina. Uma palavra. Musa. Que me força a escrevê-lo. Sobre o cinzento da parede. A nossa história. O nosso romance. Que noutras circunstâncias que não estas teria tido um happy-end. ---

 

“Literatura light: sem adição de açúcar, corantes ou conservantes. --- Quase um romance cor-de-rosa cujas palavras se tornam (mais) cinzentas e pesadas a cada página que se lê.” Susana de Abreu


Des/Encontros —

& Novos Contos da Madeira

2020 | edição em formato e-book

ISBN: 978-3-7519-7115-7

Língua: Português

 

Esgotado

 

Escrevi este livro. No final dos anos noventa. Do século passado. Acabara de chegar da Alemanha. País em que nasci. País que me viu crescer. Falava português. Mas mal. Muito mal mesmo. Parece que pouco mudou. Desde então. Para melhorar a escrita – da língua que em vez de mãe me foi madrasta – comecei a ler. Livros. Em português. Torga. «Novos contos da montanha». Espanca. «O dominó preto». E o diário. Muito me marcaram. As suas palavras. Entre outras. E entre outros. Escritores. Mas tentei imitar estes dois. Sem que nunca lhes tenha chegado. Aos calcanhares. Isento de estilo e de pretensões, apresento esta pequena colectânea. De contos. Mais pelo que vos tenho a dizer. Do que pela forma que emprego. Sóbria. Fria. Nunca pensada até o fim. Estranha (por vezes). Sempre horrenda. --- Quem ama os livros, com certeza irá odiar este!


Valsas comigo? —

& outros contos

2020 | edição em formato e-book

ISBN: 978-3-7519-5029-9

Língua: Português

 

Esgotado

 

Quis comprar um livro. Do seu autor favorito. Entrou na livraria. De passo apressado. Encontrou-o. Logo. Na prateleira certa. Dirigiu-se então à caixa. Junto à saída da loja. Com o livro entalado. Debaixo do braço. »É brutal! Altamente! Fixe! Porreiro! --- É bacano meu!«, expressou-se ao passar a nota à moça. Que não lhe deu troco.

 

Miguel Oliveira não sabe escrever. Nem pretende saber escrever. Português. A sua escrita peca pelos inúmeros erros. Ortográficos, semânticos e de sintaxe. Oliveira é um autor errante. Que para acertar numa frase errou. Errou. E voltou a errar. Vezes sem conta. Recomenda-se a leitura a quem não comete erros. --- Aos que erram não se aconselha este livro.


Manual de Aprendizagem —

Metodologia de Estudo e Técnicas de Comunicação e Expressão do Alemão

2018 | reedição em formato e-book

ISBN: 978-3-7481-0230-4

Língua: Português

 

­Entre outros, a reedição da obra contou com o apoio do CLi, o Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do CLEPUL Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e da Cátedra do Infante D. Henrique da Universidade Aberta de Lisboa.


Submetei-vos todos às autoridades — da Epístola aos Romanos à resistência de Dietrich Bonhoeffer

Colecção Cadernos Académicos Vol, 1

2018 | e-book

ISBN: 978-3-7481-1679-0

Língua: Português

 

O ensaio intitulado “Submetei-vos todos às autoridades…” comenta a vida e o pensamento religioso de Dietrich Bonhoeffer, que cedo abraçou a “teologia ecuménica”. Apesar de sempre ter encarado a Bíblia como o seu guia supremo, Bonhoeffer conspira contra o Führer Adolf Hitler com o fim de o destituir, um acto per se severamente condenado pela sagrada escritura que não permite a desobediência perante os governantes. Este ensaio procura revelar como Bonhoeffer justificou o acto de resistir ao tirano. Cooperou inteiramente com o “grupo Canaris” que planeava aniquilar o ditador alemão, sem olhar às consequências pessoais que resultariam de um eventual fracasso do grupo.

 

A obra contou com o apoio do CLi, o Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do CLEPUL Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e da Cátedra do Infante D. Henrique da Universidade Aberta de Lisboa.


Juventude sem Deus — Ödön von Horváth sobre a Educação no Nacional-Socialismo

Colecção Cadernos Académicos Vol, 2

2018 | e-book

ISBN: 978-3-7448-8575-1

Língua: Português

 

Este artigo contextualiza a vida e obra do escritor húngaro-alemão Ödön von Horváth, focando em especial a educação nacional-socialista, que constitui o tema principal do seu romance Jugend ohne Gott (Juventude sem Deus). A obra, que integra até hoje o currículo escolar alemão, desvenda, entre outros, como os nazis implementaram nas escolas do Reich e nas organizações juvenis como a Hitler Jugend (“Juventude Hitleriana”) e o Bund deutscher Mädel (a “Liga das Raparigas Alemãs”), as suas teses raciais bem como a sua “Weltanschauung” (a concepção que os nazis tinham do mundo).

 

O livro contou com o apoio do CLi, o Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do CLEPUL Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e da Cátedra do Infante D. Henrique da Universidade Aberta de Lisboa.


Operação Outono — Sobre a vida e a morte de Humberto Delgado, o General sem Medo

Colecção Cadernos Académicos Vol, 3

2018 | e-book

ISBN: 978-3-7-481-0230-4

Língua: Português

 

Esta recensão crítica incide sobre a biografia de Humberto Delgado – uma figura emblemática da resistência portuguesa contra a ditadura de António de Oliveira Salazar – lançada no dia 7 de Maio de 2008 no Palácio de S. Bento, pelo seu neto, Frederico Delgado Rosa e que tivemos a honra de apresentar à convite no âmbito da Feira do Livro do Funchal, no dia 25 de Maio de 2008.

 

A obra contou com o apoio do CLi, o Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do CLEPUL Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e da Cátedra do Infante D. Henrique da Universidade Aberta de Lisboa.


Migração Forçada: Refugiados e Displaced Persons, A Fuga e a Expulsão dos Alemães da Europa Central e de Leste entre 1943 a 1949, Uma Análise das Obras Tour of Duty de John Dos Passos e A Passo de Caranguejo de Günter Grass

Colecção Cadernos Académicos Vol, 4

 2019 | e-book

ISBN: 978-3-7-494-9911-3

Língua: Português

 

Este opúsculo estuda duas vagas de migração em massa: a fuga (Flucht) dos alemães da Europa Central e de Leste no final da Segunda Guerra Mundial e a expulsão (Vertreibung) dos alemães dos territórios do Reich cedidos pelos aliados à Polónia e à Checoslováquia já no tempo do pós-guerra. O leitor encontrará relatos e testemunhos ora da autoria de John Dos Passos, escritor norte-americano de ascendência lusa, ora de Günter Grass, Nobel da Literatura Alemã, natural da cidade de Danzig, hoje Gdańsk e sob jurisdição polaca, mas que na altura pertencia ao território do Terceiro Reich. Ambos os escritores se debruçam nas suas obras (no caso de John Dos Passos na obra: “Tour of Duty”, “Im Krebsgang/A Passo de Caranguejo” no de Günter Grass) pormenorizadamente sobre estas movimentações de massa, resultantes de um dos piores conflitos bélicos da História do Homem.

 

A obra contou com o apoio do CLEPUL Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e da Cátedra do Infante D. Henrique da Universidade Aberta de Lisboa.